quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Vou inaugurar apresentando uma cantora e guitarrista que me chamou a atenção no dvd "Red, White & Blues" do documentário "Martin Scorsese Presents the Blues", em que músicos como Van Morrison e Jeff Beck comentam a importancia de artistas pioneiros do Blues durante a chamada "Invasão Britânica" do Rock nos Estados Unidos.

A imagem em preto e branco daquela mulher negra, de guitarra em punhos, cantando, tocando e solando com uma pegada rockn'roll, e um coral de gospel a acompanhando, é realmente de arrepiar. Oh, minha santa ignorância em desconhecer ainda certas preciosidades da música, essa fonte inesgotável de surpresas, em que cada vez mais a gente garimpa, mais descobre coisas belas como essa:



Rosetta Tharpe (1915 –1973), nascida em Arkansas, e que também escrevia suas músicas, foi a primeira grande artista de soul e gospel a fazer gravações, no final dos anos 30. Seu estilo único, que mistura o lado soul e religioso ao lado blues e rock dos nightclubs americanos, acabou por influenciar gerações de artistas.


Download: Shout Sister Shout


Download: Singing in My Soul


Download: The Original Soul Sister Disc 2

2 comentários:

  1. Fodástico o vídeo! Obrigado por compartilhar!

    ResponderExcluir
  2. Porra Jhony!!concordo contigo!!quanto mais garimpamos ,mais descobrimos!!genial Rosetta Tharpe!!maravilhoso blog!!belo post!!!

    ResponderExcluir